segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Povoado de Icatu ganha escola de ensino médio


Icatu - A comunidade do povoado de Itatuaba, no município de Icatu, ganhou uma escola de ensino médio. Na quarta-feira (23), foi inaugurada a Unidade Integrada Professora Raimunda Paixão, uma moderna escola com seis salas de aula, de informática e quadra poliesportiva coberta.

A unidade educacional foi construída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O centro tem capacidade para atender cerca de 700 alunos.

A escola foi entregue à população pelo secretário de Educação Anselmo Raposo e pelo prefeito Juarez Alves Lima.

Na solenidade de inauguração, o secretário destacou a importância da construção de uma escola para transformação social de um povo e garantir a formação de cidadãos. Ele anunciou a construção da primeira Escola Verde (ecologicamente correta) no município de São José de Ribamar, fato que tornará o ensino do Maranhão referência para todo o país.
Anselmo Raposo adiantou à população que a segunda Escola Verde será instalada em Icatu. Disse ainda que serão construídas mais 23 escolas nas comunidades mais distantes do Maranhão, e que será fundamental a parceria dos municípios para o desenvolvimento dessas ações no estado.

“Como professor, sinto-me realizado ao entregar uma escola para a comunidade. A escola tem o papel de transformar a realidade de uma comunidade, de um povo. É necessário que a educação avance, floresça e transforme o ensino com a parceria entre Estado e municípios”, enfatizou Anselmo Raposo.

Redenção - Para o prefeito de Icatu, o novo centro de ensino representa a redenção da zona rural de Icatu. “A comunidade está realizada. Itatuaba é o terceiro povoado com maior população no município. Os jovens da comunidade são bem instruídos e conscientes de que a educação os levará a ser cidadãos construtores de sua própria história”, afirmou Juarez Lima.

Segundo a secretária municipal de Educação, Iracilda Albuquerque, a construção e o funcionamento da escola representam um passo significativo para o desenvolvimento educacional de Itatuaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário