domingo, 10 de maio de 2009

A São Luís que Jackson Lago não construiu…

Ter, 07/04/09por Marco D'Eca


Diante da polêmica causada pela discussão sobre a autoria das obras que renderam ao Maranhão avanços no seu desenvolvimento, republico aqui texto de setembro de 2006, que esclarce de uma vez por todas quem fez o quê na capital maranhense. Não há o que se questinar diante dos fatos:


Que tal um passeio por São Luís? Como ponto de partida, imaginemos a entrada da cidade, no Tirirical. Se chegou por terra, o caminho foi a BR-135, CUJA DUPLICAÇÃO FOI FEITA NO GOVERNO ROSEANA SARNEY. Se veio pelo ar, teve à disposição um aeroporto modernizado, em convênio com o Governo Federal, também por Roseana.

Há dois caminhos para se chegar ao Centro: pela Avenida dos Franceses há, no Outeiro da Cruz, o VIADUTO DO CAFÉ, CONSTRUÍDO NO GOVERNO CAFETEIRA. MAIS À FRENTE, OUTRO VIADUTO, O DO CARATATIUA, CONSTRUÍDO NO GOVERNO ROSEANA. Entre eles, o Castelão, obra do governo João Castelo.
Se a opção for pela Cohab, a AVENIDA É A GUAJAJARAS, RECUPERADA NO GOVERNO ROSEANA.
Seguindo pela Jerônimo de Albuquerque, passa-se pelo VIADUTO DA COHAB E VIADUTO DA COHAMA, OBRAS DO GOVERNO ROSEANA SARNEY. Neste trecho, outras duas opções: seguir em frente pelo Cohafuma, onde se encontra, lá à frente, o VIADUTO DO CALHAU, OBRA DE ROSEANA, ou entrar pelo Ipase, onde vai-se passar pela PONTE SOBRE O RIO ANIL, CONSTRUÍDA NO GOVERNO CAFETEIRA.Aqueles que optaram pelo Cohafuma, vão encontrar, ainda, a PONTE BANDEIRA TRIBUZZI, INAUGURADA NO GOVERNO JOÃO CASTELO, ou a PONTE JOSÉ SARNEY, no São Francisco, CONSTRUÍDA POR ELE MESMO.
Chegou-se ao Centro. À disposição, na Praia Grande, o PROJETO REVIVER, OBRA DE VALOR HISTÓRICO-ARQUITETÔNICO DO GOVERNO CAFETEIRA, E A RECUPERAÇÃO DA OUTRA PARTE DA ÁREA, REALIZADA POR ROSEANA SARNEY. Inclui-se nestas obras a construção do novo TERMINAL HIDROVIÁRIO DE SÃO LUÍS. Roseana fez ainda o Viva Madre Deus, a recuperação da Igreja do Desterro e da Capela de São Pedro. CAFETEIRA FEZ O ATERRO DO BACANGA e a duplicação da Avenida dos Africanos. A BARRAGEM QUE LIGA A ILHA AO CONTINENTE, VIA ÁREA ITAQUI-BACANGA, É OBRA DE SARNEY.

São Luís também tem uma das mais belas áreas litorâneas do país. Vamos conhecê-la?


Pela ponte José Sarney pode-se ir à Ponta D’Areia pela AVENIDA FERREIRA GULLAR, OBRA DE ROSEANA, ou pela Castelo Branco. Em frente à praia, há um dos mais belos cartões postais da Cidade, A LAGOA DA JANSEN, OUTRA OBRA DE ROSEANA. Segue-se então para o Calhau, pela Avenida dos Holandeses, duplicada por Cafeteira. A AVENIDA LITORÂNEA, OBRA DO GOVERNO LOBÃO, COBRE TODAS AS PRAIAS, DO CALHAU AO OLHO D’ÁGUA.

Seguindo-se pela Holandeses, vai-se ao Araçagy, pela AVENIDA DUPLICADA E MODERNIZADA NO GOVERNO ROSEANA SARNEY. Se quiser, pode-se dar um pulinho até São José de Ribamar, pela estrada da Maioba, asfaltada por Roseana, ou pela Estrada de Ribamar, duplicada por ela até o Maiobão.

Agora voltemos ao ponto de partida. Mentalmente, tira-se todas essas obras.

O QUE SOBRA? NADA! ESTA É A OBRA DE JACKSON LAGO EM 20 ANOS DE CONTROLE NA CAPITAL MARANHENSE.

http://colunas.imirante.com/marcosde...nao-construiu/
__________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário