sexta-feira, 2 de abril de 2010

Governo do Estado amplia oferta de leitos de UTI em Imperatriz



SÃO LUÍS - O Governo do Estado vai duplicar o número de leitos de UTI neonatal (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Materno Infantil de Imperatriz e possibilitará à Prefeitura o aumento da quantidade de vagas no setor especializado, com mais 12 leitos de UTI no Hospital Municipal Socorrão. Esse compromisso foi reafirmado pelo secretário-adjunto de Regionalização dos Serviços de Saúde do Maranhão, José Márcio Leite, em Imperatriz, nesta terça-feira (30), durante visita técnica, com outros profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O objetivo da visita foi realizar um levantamento na oferta de vagas para o atendimento em UTI e verificar o andamento de outros serviços oferecidos pela saúde estadual à população de Imperatriz e Região Tocantina, com a intenção de otimizar os serviços prestados. “Estamos aqui cumprindo uma diretriz do Governo do Estado para que, no menor tempo possível, as demandas sejam solucionadas e a comunidade beneficiada”, disse.

José Márcio Leite esteve acompanhado do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; do gestor regional de Saúde, Rênio Pereira; do diretor geral do Hospital Materno Infantil, Clidenor Plácido; e da secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira.

“Ao todo, são 20 leitos de UTI em hospitais conveniados em Imperatriz, disponibilizados aos pacientes em estado grave, mantidos com recursos estaduais, sem falar nas 29 vagas oferecidas pela UTI neonatal do Materno Infantil. Mesmo com essa oferta, a demanda é intensa, principalmente, de pacientes de outras cidades da região e dos estados vizinhos, o que estrangula nosso atendimento. Por isso, o Governo do Estado tem como ação a ampliação desses serviços, para que esses problemas sejam solucionados”, explicou o gestor regional de Saúde, Rênio Pereira.

Em entrevista coletiva, o secretário-adjunto da SES, José Márcio Leite, e o prefeito Sebastião Madeira explicaram aos jornalistas que as primeiras medidas de enfrentamento na questão dos leitos de UTI já estão sendo adotadas, para que em cerca de 90 dias seja entregue o novo núcleo de terapia intensiva no Hospital Socorrão. “Graças à parceria do Governo do Estado com o Município, vamos mais que dobrar a nossa capacidade de atendimento em UTI, saindo de 10 para 24 leitos. A Prefeitura iniciou os procedimentos para adequação de um espaço para essa implantação e o governo vai dispor de mais de R$ 1 milhão, para aquisição dos equipamentos de última geração”, disse o prefeito de Imperatriz.

Ainda durante a entrevista, o prefeito Madeira fez questão de destacar a parceria com o Governo do Estado na busca de soluções para o setor da saúde no município.

Outras especialidades

Além das questões relativas ao aumento da capacidade de internação em UTI, a Secretaria de Estado de Saúde também vai ampliar e melhorar o atendimento em outras especialidades médicas, que já são oferecidas a população de Imperatriz, como o serviço de oncologia, hemodinâmica e hemodiálise.

A cidade também vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que oferece assistência de urgência 24h e vai ajudar a desafogar os prontos-socorros dos hospitais, reduzindo as filas. O próprio prefeito Madeira conheceu, em São Luís, o projeto de construção da UPA.

O município também recebeu, do Governo do Estado, duas ambulâncias, sendo uma UTI móvel e outra semi-intensiva, equipadas com o que existe de mais moderno no pronto-socorro aos pacientes.
Fonte : Secom/Imperatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário