domingo, 28 de dezembro de 2008

Jackson vai a Paris discutir ações para o Ano da França no Brasil

Em pauta, a possibilidade de cooperação descentralizada entre o Maranhão e a região francesa.

São Luís, única capital brasileira fundada pelos franceses, será destaque durante o Ano da França no Brasil, que acontece de 21 de abril a 15 de novembro de 2009 e vai movimentar todo o país. Para discutir detalhes da programação, apresentar as potencialidades turístico-culturais maranhenses e iniciar diálogo em torno de cooperações descentralizadas, o governador Jackson Lago visita durante esta semana (período de 10 a 14 de novembro), as cidades de Marselha e Paris.

"Vários estados brasileiros estão se movimentando para terem mais ações junto ao governo francês, que serão de toda natureza, cultural, intelectual, econômica e social", declara o governador. "Nós também estamos nos mobilizando e temos grandes chances de sermos referência no Ano da França no Brasil, pois coincidentemente, a nossa cidade é a única capital brasileira fundada pelos franceses", argumentou.

Sobre a viagem à França, o governador acredita que será uma semana de muitas atividades. "Esperamos que em 2009, durante o Ano da França no Brasil, o Maranhão tenha um papel de destaque", acrescentou. A expectativa é de implementação de projetos apresentados pelo governo do estado, que incluem um festival internacional de música, criação de um colóquio para contar a história do estado, a ocupação do Centro Histórico da cidade com artistas plásticos franceses e brasileiros e a promoção de teatro de rua com artistas franceses.

A comitiva maranhense também é composta pela primeira-dama, Clay Lago; pelo secretário de Estado de Cultura, Joãozinho Ribeiro; pelo coordenador do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos, Raimundo Palhano; a chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Secretaria de Estado de Cultura, Micaela Neiva Moreira; a coordenadora do Comitê Especial de Relações Internacionais da Secretaria de Planejamento e Orçamento, Beatriz Bissio e a secretária-adjunta de Turismo e secretária executiva do Comitê Especial de Relações Internacionais, Mônica Araújo.

Parcerias - O Governo do Maranhão já vem discutindo internamente as ações previstas para o grande evento que acontece ao longo de 2009. O secretário Joãozinho Ribeiro afirmou que espera "construir uma grande parceria com a França, baseada na pluralidade de possibilidades concretas, não só na área da cultura, como também tecnológica e meio ambiente, pois temos que celebrar essa parceria de raízes históricas".

Joãozinho Ribeiro diz que a viagem da comitiva maranhense representa a consolidação de todo um projeto em torno da França no Brasil com a concretização de intercâmbios e as possibilidades de acordo de cooperação em diversas áreas: cultural, tecnológica, agricultura e de políticas públicas. "Esta semana na França está sendo agendada há cerca de um ano com várias interlocuções, não só na Agência de Cooperação Brasileira como nas embaixadas e no Comissariado", ressaltou o secretário. "O Maranhão tem tido um papel de destaque nessa construção do evento. Temos a expectativa de consolidação de cerca de quarenta ações na área cultural, projetos praticamente chancelados", apontou.

Entre as atividades previstas, destaque para o Festival Internacional de Música, que pretende trazer para terras maranhenses cantores e bandas de várias partes do Brasil e da França.

O Ano da França no Brasil, segundo a chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Secma, Micaela Moreira, levará a todas as regiões brasileiras uma série de atrações artísticas e culturais, além de debates e atividades nas diversas áreas do conhecimento, a fim de mostrar aos brasileiros as várias facetas da França contemporânea e ampliar as oportunidades de intercâmbio entre os dois países.

"O governo do estado está buscando projetos para o todo o Maranhão e o foco da missão, além da cultura, será a gestão de bacias", explicou Micaela. Ela disse que a missão leva na bagagem o Programa de Revitalização da Bacia do Itapecuru (Proita), que será apresentado pelo coordenador do Imesc, Raimundo Palhano. Ele terá ainda, a função de apresentar aos franceses o Projeto de Descentralização Regional, iniciativa estadual para promover o desenvolvimento de todas as regiões maranhenses.

Ela explicou que, dentro do âmbito do Ano da França no Brasil, 80% dos projetos são de ações culturais, mas também incluem ações nas áreas acadêmicas, tecnológicas e científicas.

Agenda – A missão maranhense tem compromissos agendados a partir de segunda-feira (10), em Paris, quando o governador Jackson Lago se reúne com Yves Saint-Geours e Anne Louyot, respectivamente presidente e comissária do Ano da França no Brasil, para discutir as ações maranhenses no evento. Na ocasião, o governador vai entregar convites às autoridades francesas para participarem das comemorações do aniversário de São Luís, no dia 8 de setembro.

A comitiva participa de um almoço oferecido pelo embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani, um dos principais articuladores e apoiadores do Maranhão dentro da programação do Ano. Depois, segue para uma reunião com a participação de membros do Ministério de Relações Exteriores, que farão uma apresentação de todos os acordos que a França tem de cooperação descentralizada com o Brasil.

Neste momento, o coordenador do Imesc, Raimundo Palhano, fará a apresentação dos principais programas desenvolvidos pelo Governo do Estado e o Proita; além de apresentar os acordos internacionais que o Maranhão tem concretizado, entre os quais, com a Venezuela e Cuba.

Na terça-feira (11), o governador Jackson Lago faz uma visita a Danielle Mitterrand, viúva do presidente francês Mitterrand. A visita será simbólica, mas terá em pauta o funcionamento da ONG presidida pela MMe Mitterrand, chamada France Libertès, que possui atuação mundial, com vistas a possibilidade de atuar no Maranhão.

Neste mesmo dia, a comitiva viaja para Marselha. Na quarta-feira (12), o governador Jackson e a primeira-dama, Clay Lago, almoçam com o presidente do grupo-país Brasil da Cites-Unis France, Michel Vauzelle, que também é presidente da Região Provence-Alpes-Côte d’Azus, deputado de Bouches-du-Rhône. Em pauta, a possibilidade de cooperação descentralizada entre o Maranhão e a região francesa.

A comitiva visita uma instituição de gestão hidráulica da região, Société du canal de Provence no Tholonet. E depois, conhece um centro de produção cultural, la Friche de la Belle de Mai. A expectativa é de confirmar a participação de um grupo francês nas comemorações do Ano em São Luís.

De volta a Paris, na quinta-feira (13), a comitiva se reúne com o vice-prefeito da cidade, Pierre Schapirra, que também é o responsável pelas Relações Internacionais da Prefeitura. Depois, visita uma Rádio Latina, onde será feita a divulgação das ações culturais maranhenses e a confirmação da emissora na cobertura do Carnaval de São Luís, em 2009.

O último compromisso do governador e comitiva será na sexta-feira (14), quando visitarão a sede da Fundação Calouste, uma fundação portuguesa, com representação na França. Na ocasião, serão apresentados projetos de revitalização para o Centro Histórico. A fundação já realizou trabalhos de restauração no Maranhão.

O Ano da França no Brasil – O projeto foi acordado e anunciado pelos presidentes da República de ambos os países em 2006 em reciprocidade ao Ano do Brasil na França (2005) e sua realização foi enfatizada na Declaração Conjunta de 12 de fevereiro de 2008.

O evento deve proporcionar à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes facetas de sua cultura e seu estágio atual de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento. A implementação do Ano é resultado da cooperação entre agentes governamentais, do setor privado, profissionais da cultura, artistas, intelectuais, pesquisadores, sociedade civil e mídia dos dois países.
http://www.meionorte.com.br/noticias,Jackson-vai-a-Paris-discutir-acoes-para-o-Ano-da-Franca-no-Brasil,62862.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário