
Falta de compromisso deixa Lençóis fora das eleições das Sete Maravilhas Naturais do Mundo
25-Jul-2008
Lançado com toda pompa para ser um dos alanvacadores do Turismo no Maranhão, o site da Campanha “Vote Lençóis Maranhenses - Maravilha Natural sem Igual” de uma hora para outra deixou de receber os votos dos internautas. Os Lençóis Maranhenses disputava com outras seis belezas naturais do país, entre elas: Fernando de Noronha, as Cataratas do Iguaçu e a Floresta Amazônica.
A Campanha foi iniciada no dia 30 de novembro de 2007, em solenidade na Casa do Maranhão, na Praia Grande, com presença do Governador Jackson Lago, Deputados Federais e Estaduais, bem como o Trade Turístico local, Universidades e comunidade em geral que viram no movimento uma maneira de mostrar ao mundo uma das maravilhas do Maranhão.
Em nível nacional, a campanha ganhou fôlego com apoio da bancada maranhense no Congresso, e o incentivo e voto da então Ministra do Turismo Marta Suplicy, bem como de outras entidades que declararam seu apoio a este pleito.
Sobre a Campanha
A campanha Vote Lençóis tem caráter mundial. Trata-se de um concurso promovido pela Fundação Suíça New 7 Wonders. Nacionalmente, a mobilização é fruto de uma parceria com o Comitê Pró-Lençóis, a Associação de Amigos dos Lençóis e duas frentes parlamentares, uma federal e outra estadual, bem como o Consórcio Interestadual de Turismo, formado no início do ano pelo Maranhão, Piauí e Ceará.
Em correspondência do Deputado Roberto Rocha, que está à frente do Comitê Vote Lençóis, endereçada ao Governador Jackson Lago, o Deputado expõe os motivos que levaram o Maranhão a estar fora da disputa, elencando dentre estes a simples falta de pagamente da taxa de U$ 199,00 (cento e noventa e nove dólares), bem como a falta de apoio dos gestores do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMbio - que num jogo de empurra pra lá e pra cá, alega que as regras estão em Inglês e até agora não mostrou nenhum interesse em fazer com que os Lençóis concorra ao processo.
Para o professor Paulo Montanha, um dos incentivadores da campanha, as regras da eleição diziam que no dia 08/07/2007 seriam escolhidos os 21 destinos mais votados, para então se fazer outra eleição para escolha das sete finalistas, se o nome dos Lençóis não aparece é devido aos números insuficientes de votos, o que o impede de estar entre os 21 destinos escolhidos. “A falta de interesse e incentivo do governo do Estado é um dos principais motivos, que faz com que o nosso representante não figure como bem colocado nessa campanha. Todos foram alertados sobre o que poderia acontecer e nenhuma providência foi tomada”, conclui Paulo Montanha.
Em conversa telefônica o Secretário de Comunicação do Governo do Estado, Jerry Abrantes, falou que o Maranhão não tem nenhuma gerência sobre a campanha e que se existe algum problema deve ser creditado à empresa suíça que promove a eleição. Disse ainda que nos daria maiores informações nesta quarta-feira, 23/07.
A campanha prossegue até 08 de agosto deste ano e pode ser acessada através do site www.votelencois.com.br, que embora esteja em inglês, de uma hora para outra deixou de captar o voto dos Lençóis como concorrente ao pleito. Perdemos mais uma oportunidade!
O que se lamenta é que depois de tanto esforço e investimento por partes dos idealizadores e com forte apoio público, a campanha “Vote Lençóis” deixe de existir na sua reta final. Literalmente é nadar e morrer na praia.
Escrito por Reginaldo Rodrigues/ do Cazumbá Online
http://www.guiademidia.com.br/acessar_jornal.htm?http://www.jornalcazumba.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário