quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Jackson trabalhando contra São Luís mais uma vez

Cinco Vivas estão fora do roteiro do Carnaval


A programação de carnavalesca alguns Vivas de São Luís foi cancelada pelo Governo do Estado, alegando corte nas despesas. O superintendente de Ação e Difusão da Cultura no Maranhão, Josias Sobrinho, disse que a exclusão atingiu cinco pontos: Retiro Natal, Monte Castelo, Fé em Deus, Ipase e Angelim. Nos três primeiros, alegou que a localização entre os mesmos é muito próxima e, por essa razão, o governo resolveu centralizar todas as apresentações no Viva Liberdade. Nos dois últimos - Ipase e Angelim -, afirmou que o público é pequeno, comparado com os gastos feitos.

Sobrinho explicou que os recursos que seriam destinados aos Vivas excluídos serão investidos no Carnaval do interior do Estado. “Metade dos recursos são sempre destinados à São Luís e isso é desproporcional e desrespeitoso com o Carnaval dos outros municípios. Antes eram investidos 10 milhões e agora foram liberados 12 milhões”, informou o superintendente, adiantando que já foram realizadas reuniões com os presidentes dos Vivas que estão inclusos na programação deste ano.

Os responsáveis pelo Viva/Ipase, Cláudio Sampaio, e Viva/Monte Castelo e Viva/Retiro Natal, João Sales, afirmam que mais de 10 locais ficarão sem as festividades carnavalescas em 2009. “É um desrespeito tirarem o carnaval dos Vivas. Há 8 anos é realizado o Carnaval aqui no Viva Ipase, por exemplo. A população sairá perdendo com isso tudo. Não se pode alegar que não há público. Se às vezes o Viva não é muito freqüentado, como nos circuitos da capital, é por falta de divulgação do governo. Isto não passa de politicagem”, desabafou Sampaio.

Sobre as explicações dadas por Josias Sobrinho, eles asseguram que não são justificáveis. “Colocaram programação na Praça Nauro Machado, no Desterro e na Casa das Minas, que são locais próximos, e excluíram outros Vivas devido a proximidade”, protestou João Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário