sábado, 19 de dezembro de 2009

Roseana já é favorita para disputar reeleição

Oito meses depois de ter assumido o governo do Maranhão, a governadora Roseana Sarney (PMDB) já é a favorita para as eleições do ano que vem. Pesquisa Sensus divulgada ontem aponta reeleição em primeiro turno com folga de 11,2 pontos percentuais. O segundo colocado é Jackson Lago (PDT), seguido de Flávio Dino (PC do B) e de Roberto Rocha (PSDB).

Na manifestação espontânea do eleitor, Roseana é a única que ultrapassa os dois dígitos de intenção de voto, chegando a 21,6%. Na estimulada, a atual governadora vence com 49,8%. Jackson Lago fica com 24,6%, Flávio Dino com 10,1% e Roberto Rocha com 3,9%. Indecisos e votos em branco e nulos somam 11,6%.

A pesquisa Sensus, apesar da folga de mais de 11 pontos percentuais para uma decisão logo em primeiro turno, simulou três situações de segundo turno para as eleições de 2010 no Maranhão. No primeiro quadro, Roseana enfrentaria Jackson Lago e venceria com mais de 25 pontos de vantagem: 57,9% a 32,4%. Na segunda situação, o adversário seria Flávio Dino e o resultado seria 59,5% a 24,0% para Roseana. A terceira simulação de segundo turno seria com a participação de Roberto Rocha, com o resultado de 62,5% a 20,8% favorável a Roseana.

O Instituto Sensus, um dos maiores do Brasil, ouviu mil pessoas entre os dias 12 e 16 deste mês, em cinco regiões do estado com sorteio aleatório de 50 municípios. O método aplicado assegura índice de confiança no resultado de 95% e admite uma margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.

A avaliação do governo Roseana Sarney é positiva. Apenas 19,2% dos maranhenses reprovam o seu trabalho. A soma dos que dizem que o Maranhão melhorou com o governo de Roseana é de 56,7%, contra apenas 9,5% dos que dizem que o estado piorou. As qualidades mais atribuídas a Roseana pelos entrevistados são de boa administradora, de boa política, de trabalhadora, que ajuda a população carente, realiza obras e tem boas propostas.

Presidência - Para a Presidência da República, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), é a favorita dos maranhenses. Se as eleições fossem hoje, ela teria 39% dos votos do estado, contra 23,8% do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), 15,1% do deputado Ciro Gomes (PSB) e 4,1% da ex-ministra Marina Silva (PV). Indefinidos e votos em branco e nulo somariam 18%.

Os maranhenses formam quase uma unanimidade quando avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os que dão plena apro-vação a Lula somam 86,1%, enquanto 11,9% dizem que é um governo regular. Somente 1,5% reprova Lula. Dos que aprovam o presidente, 34% dizem que Lula é bom porque ajuda a população carente, 27,5% dizem que ele é bom administrador e 10,5% dizem que é um bom político.

A pesquisa da Sensus também apurou que o presidente Lula é um excelente cabo eleitoral diante do eleitor maranhense. Dos entrevistados, 28,5% dizem que votam em quem Lula indicar e 40,2% disseram que podem votar em quem o presidente apoiar. Apenas 9,4% dizem que não votariam numa indicação de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário