domingo, 17 de janeiro de 2010

Jornal Pequenojá deu o braço a torcer

Refinaria virou peça publicitária do sarneysismo


17 de janeiro de 2010 às 07:46


A passagem do presidente Lula por São Luís hoje e amanhã, sob o pretexto de dar início às obras da refinaria premium da Petrobras em Bacabeira, é mais um jogo de cena do sarneysismo em sua estratégia de usar a obra para suas finalidades eleitoreiras de 2010. Na verdade, o que os representantes da oligarquia desejam é que a refinaria vire uma peça publicitária da campanha de Roseana Sarney (governo estadual) e de Edison Lobão (Senado) em 2010. Não será a primeira vez que fazem isso. Veja a seguir o conteúdo de um panfleto que distribuíram em todo o estado por ocasião da campanha de Roseana ao governo, em 1994:



“Campanha pró-refinaria da Petrobras



Minha gente. Ao longo destes anos temos sido utilizados pelos políticos em função de seus interesses. Chegou o momento de usarmos os mesmos em função de nossos interesses. Está para ser implantada no Norte/Nordeste uma refinaria da Petrobras como vêm divulgando os meios de comunicação do país, e os Estados escolhidos foram Pernambuco, Ceará, Maranhão e Pará. Como todos nós sabemos, não adiantará em nada o Maranhão ou qualquer outro estado ter toda a infra-estrutura favorável à implantação da refinaria, porque a decisão será totalmente “política”. Para reforçar este pensamento devemos lembrar que a Petrobras é uma empresa do Governo Federal. Então, ganhará a refinaria o Estado que tiver maior força política junto ao Governo Federal. Hoje nós temos a oportunidade de pesar o poder político junto ao governo federal de nossos candidatos ao governo de nosso Estado. Fazendo um paralelo entre Cafeteira e Roseana/senador José Sarney, veremos claramente que Sarney é o único político no Maranhão com força política necessária para brigar junto à Petrobras no sentido de trazer a refinaria para São Luís-MA. Como o fez no caso do Porto do Itaqui e da Estrada de Ferro Carajás, que por decisão superior iriam para o Estado do Pará. Minha gente, a única obra executada pelos políticos e que nos beneficia diretamente é trazer indústrias de grande porte para o nosso Estado, como no caso a refinaria da Petrobras, que gerará de imediato 30.000 empregos e investimentos na ordem de US$ 1.000.000.000,00. Você que é ajudante, operador de máquina/fábrica, eletricista montador/controle mecânico, instrumentista, engenheiro ou você que está perto de se formar ou cursando cursos técnicos/Engenharia, Senai e tantos outros mais, vamos votar em prol da refinaria da Petrobras, vamos dar este voto de confiança ao senador José Sarney, mesmo porque no momento não temos outra opção. Minha gente, quem já esperou até agora, espera mais um pouco e, caso os nossos interesses não sejam realizados, daremos a resposta em 1996/98 votando em outro candidato que lute pelos nossos interesses. Se você ama o Maranhão, vote por ele votando em Roseana Sarney, dando ao Maranhão uma oportunidade e grande perspectiva de ter instalada em nosso Estado a refinaria da Petrobras, porque neste século este será o único grande projeto a ser implantado.



Esqueça os políticos, não abandone o Maranhão agora. Pense na sua família e no seu emprego. Esta refinaria está saindo não por decisão política, mas devido à reforma constitucional e a Petrobras corre sérios riscos de perder o monopólio do petróleo em nosso país, então ela precisa correr na frente e instalar a última refinaria.



Comissão Maranhense Pró-Refinaria”



Cabe aos eleitores maranhenses não caírem em mais esse engodo sarneysista. A refinaria é uma obra importantíssima, mas deve servir para ajudar o Maranhão a sair do atraso em que se encontra e não para servir aos objetivos politiqueiros do grupo que justamente mergulhou o estado nesta situação.



(Oswaldo Viviani)

http://www.jornalpequeno.com.br/2010/1/17/Pagina133562.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário