terça-feira, 27 de outubro de 2009

Educação o antes e o depois - Jackson X Roseana


Esta escola está assim, agora…


A foto ao lado mostra a fachada da Unidade Integrada Arnaldo Ferreira, no bairro da Cohab, em São Luís. Foi totalmente reformada em apenas seis meses, por determinação do secretário de Educação, César Pires.

A imagem é agradável para quem vê e, principalmente, para quem usa a escola, que atende milhares de estudantes do bairro e adjacências. E é um dos mais conhecidos logradouros públicos da Cohab.




O interior da escola é retratado na foto seguinte, também totalmente reformado. A obra deixou o colégio com cara de colégio - uma bela imagem para quem passa na avenida, uma das principais de São Luís - e sobretudo garantindo conforto a alunos e professores.

Como ela, há várias outras escolas já reformadas ou em fase de reforma em São Luís ou em todo o Maranhão, num trabalho para recuperação da auto-estima de estudantes e profissionais da Educação.

O Arnaldo Ferreira é um símbolo desta nova fase porque retrata exatamente o resgate do setor educacional maranhense

Mas antes, ela estava assim…


As fotos abaixo foram tiradas no início de maio, antes da reforma realizada no Arnaldo Ferreira. O ex-govenrador Jackson Lago (PDT) é um incompetente, isso já é sabido. Mas também demonstrou-se absolutamente irresponsável.




É inadmissível que uma escola fique do jeito que estava a Unidade Integrada Arnaldo Ferreira, na Cohab.

O mato tomava conta o pátio externo e os ambientes estavam destruídos, sujos, abandonados. E não havia qualquer sinal de interesse de Jackson Lago em reformar a escola.

Aliás, a Unidade Escolar Arnaldo Ferreira não passava por reforma havia pelo menos oito anos, desde os tempos de José Reinaldo Tavares (PSB), patrono e culpado pela ascensão de Jackson Lago ao poder.

A comparação das imagens não deixa dúvidas de que o Maranhão viveu seus piores dias sob o signo da libertação, inventada por Tavares para dar ao estado o tipo de governo comandado por Jackson Lago em pouco mais de dois anos.

Tempo suficiente para destruir os logradouros públicos maranhenses - todos eles - e deixar o estado com catra de abandono, sujeira e imundície.

Basta olhar as quatro imagens para ver que é possível recuperar o estrago rapidamente.

Elas falam por si só pela força visual que representam…



http://colunas.imirante.com/marcosdeca/2009/10/27/o-antes-de-roseana-e-o-depois-de-roseana-na-educacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário