terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sarney garante a conclusão do Cefet de Pinheiro, no Maranhão

Brasília - O andamento das obras do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) foi o motivo do encontro que o presidente Sarney manteve ontemcom o reitor pro-tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, José Ferreira Costa. Preocupado com um relatório preliminar de fiscalização apresentado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), José Costa esclareceu a Sarney o que ele considerou como equívoco de análise do TCU. O senador se comprometeu, a partir das explicações dadas, a canalizar todos os esforços no sentido de impedir que a obra tenha problemas com a sua execução.

Costa afiançou que o relatório do TCU não apresenta indicadores de superfaturamento. "O que o tribunal questiona está restrito ao edital", disse. Em memorando detalhado ao TCU, o Cefet/MA especificou a proposta técnica, lembrando que serão construídos e montados oito laboratórios, exigindo uma complexidade de engenharia que nem todas as empresas do ramo dominam.

“A construção de laboratórios de ensino e pesquisa tecnológica não pode ser simplesmente taxada de obras correntes da administração. O menor preço do projeto pode significar a obra mais cara, e mesmo colocar em risco a segurança e a operacionalidade do empreendimento", argumentou o reitor. Com relação ao questionamento sobre a mudança do terreno onde está sendo construída a escola, José Costa salientou que só ouve ganhos: "O terreno inicial cedido pela Prefeitura de Pinheiro tinha 5 hectares. Como era uma região alagada, o local foi transferido para 400 metros dali, só que numa área de 17 hectares. A edificação já está em fase final de conclusão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário