segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Roseana anuncia R$ 100 milhões para a educação


Por: Luís Cardoso


A governadora Roseana Sarney anunciou, durante a solenidade de lançamento do Programa Escola Viva – Tempo de Compromisso com a Qualidade no Ensino, nesta quarta-feira (12), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luís, investimentos da ordem de R$ 100 milhões para promover a reconstrução da educação maranhense.

Estou determinada a construir 110 escolas de ensino médio e de 22 escolas indígenas, realizar concurso público para 5.320 novos professores, incluindo vagas para professores portadores de deficiência, viabilizar a promoção automática dos professores que concluírem o ensino superior, entre outras ações que vão beneficiar a educação maranhense, garantiu Roseana Sarney.

Ao lado do secretário de Estado de Educação, César Pires, a governadora explicou que o programa reúne as metas do Governo do Estado para a área educacional até o final de 2010. O nosso objetivo é reconstruir a educação em nosso estado, declarou ele. A partir do Escola Viva, a sociedade terá condições de acompanhar as nossas metas e ações para a área da educação, uma proposta a ser desenvolvida no prazo de um ano e meio.

Ao lembrar que programas semelhantes estão sendo colocados em prática, pelo Governo do Estado, em áreas como a de infraestrutura, saúde e de valorização do servidor público, Roseana Sarney reafirmou a sua determinação de trabalhar, sem trégua, para desenvolver o Maranhão e elevar a qualidade de vida de seu povo.

O Escola Viva está focado em três linhas básicas: a valorização do profissional da educação e formação de servidores; a escola, com o processo de qualificação da gestão educacional; e o ambiente escolar, criando condições adequadas de melhor atendimento aos alunos.

O programa abrange, ainda, os seguintes projetos e iniciativas: Inclusão Digital, Seduc Itinerante, Avaliação da Aprendizagem, Primeiro Emprego Docente, Valorização das Modalidades e Diversidades Educacionais e o Combate ao Analfabetismo.

Durante a solenidade, o secretário de Educação, César Pires, anunciou as ações previstas no Escola Viva. Nos últimos anos a preocupação era em relação a números, temos de investir no qualitativo, construir uma base sólida que atenda às reais necessidades da sociedade, defendeu.

César Pires destacou a importância da valorização profissional na área da educação. Informou que a governadora centrou suas atenções na realização de concurso público para contratação de professores e na promoção automática para contratação de docentes nas 19 Unidades Regionais de Educação.

Gestão Educacional

A Seduc está investindo na gestão educacional capacitando 1.106 gestores e 789 supervisores escolares, desenvolvendo ações dirigidas, como a Reformulação Curricular de Educação Básica, Formação Continuada e Acompanhamento Pedagógico Sistemático.

Para o diretor geral do Liceu Maranhense, Deurivan Sampaio, a qualidade da educação maranhense passa pela qualificação dos professores e gestores. Esse é o caminho certo para melhorar a educação em nosso estado, defende.

A diretora da Unidade Integrada Roseana Sarney Murad, Elcia Cantanhede Fiúza, afirmou que o Escola Viva vai dar um novo rumo para as escolas, um incentivo para os profissionais do ensino público. Revitalizará a educação em todo o Maranhão, ressaltou.

Por meio de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna/Renosa/Coca-cola será implantado o plano ‘Gestão 10’, visando fortalecer o ensino, utilizando indicadores e metas, acompanhamento de dados e realização de formação continuada. Serão beneficiados pelo programa, ainda este ano, 26.577 alunos do ensino fundamental, 4.290 professores e 233 diretores. A proposta prevê ainda ações como o projeto de inclusão digital, o Seduc itinerante nas sedes das regionais e um novo sistema de avaliação da aprendizagem.

Como o foco na escola, o Governo, por meio da Seduc, já está investindo na gestão educacional, com a capacitação 1.106 gestores e 789 supervisores escolares em cursos de atualização e aperfeiçoamento em gestão escolar; qualificação da gestão para uso das novas tecnologias da informação e comunicação; fortalecimento da ação pedagógica na realização de ações dirigidas como a Reformulação Curricular de Educação Básica, Formação Continuada dos Profissionais da Rede Estadual de Ensino e Acompanhamento Pedagógico Sistemático das atividades escolares.

A Seduc também pretende implantar o Primeiro Emprego Docente para alunos dos cursos de licenciatura das Universidades e Faculdades do Estado públicas e privadas que atuarão como professores-auxiliares, nas escolas de ensino médio estaduais.

Erradicação

Em parceria com o Instituto Paulo Freire, o Instituto Alfa e Beto e o Instituto Ayrton Senna, será desenvolvido um programa amplo em todo o Maranhão, visando erradicar o analfabetismo.

A meta do Viva Escola é recuperar 186 escolas em 48 municípios; construir 110 escolas (total de 681 novas salas de aula), em 105 municípios; construir 22 escolas indígenas (38 salas de aula) em cinco municípios.

Além disso, serão implantados três Centros Experimentais (Procentros) que vão garantir matrículas aos alunos de ensino médio em tempo integral, possibilitando a oferta de ensino academicista (para ingresso na universidade); ensino profissionalizante e formação de empreendedorismo. Os Procentros serão construídos em Codó, Imperatriz e São Luís.

A proposta inclui a construção de Centros de Formação em 18 sedes das Unidades Regionais e construção de 49 bibliotecas escolares Faróis da Educação em 44 municípios.

Escolas nos interior

Durante o lançamento do Escola Viva, a governadora assinou a ordem de serviço para construção da escola de ensino médio de Lago do Junco. O prefeito do município, Haroldo Leda, representando os prefeitos municipais agradeceu a iniciativa. Estamos confiantes no Governo Roseana, esperamos que as ações anunciadas sejam logo implantadas para mudar a realidade dos municípios.

O lançamento do Programa Escola Viva contou com presença do vice-governador, João Alberto, deputados estaduais, secretários estaduais, da procuradora geral do Estado, Fátima Travassos, prefeitos, professores, alunos, gestores educacionais, supervisores escolares, diretores de escolas e servidores da rede pública estadual de ensino, além de outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário