quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Evento irá debater o Mercosul e o Maranhão


O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luis Dulci, e a governadora Roseana Sarney participam da solenidade de abertura do “Encontro com o Mercosul”, amanhã, às 9h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. O objetivo do evento é debater a importância do Mercosul para o Maranhão.




“É um encontro de grande significado, pois acontece no momento em que o Governo do Estado está empenhado com a retomada do crescimento do Maranhão, o que inclui a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE)”, destacou o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo.



A ZPE é uma área livre de comércio destinada à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados para o exterior. Também participarão do encontro diversas autoridades ligadas aos governos federal e estadual, além de técnicos e executivos responsáveis pelas negociações com o mercado nas suas respectivas áreas de atuação.



O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é uma união aduaneira de livre comércio e política comercial comum, firmado entre cinco países da América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.





Organização do encontro - O encontro é uma realização da Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério das Relações Exteriores, Foro Consultivo Econômico-Social do Mercosul e Parlamento do Mercosul.



O comitê local do evento é composto pelo Governo do Maranhão, Sebrae, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faema), Feraema, UGT e Força Sindical.



O evento é uma prioridade dentro da política externa do governo brasileiro, que é promover a unidade sul-americana e envolver nesse debate atores regionais, associações empresariais e sindicais, movimentos sociais e culturais dos estados brasileiros.



Os diversos temas a serem tratados têm como objetivo informar sobre o estágio atual das negociações entre os países que integram o Mercosul, não só na perspectiva da integração econômica e comercial, mas também do processo de integração política e social.



Serão realizados painéis específicos sobre a realidade do Maranhão e as perspectivas de uma integração do estado com o Mercosul. Terão destaque questões como o potencial do Porto do Itaqui para o comércio regional, os direitos sociolaborais, além das relações entre turismo, cultura e geração de renda.



As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço mercosulsocialeparticipativo@planalto.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário