quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Desde 1996, portadores do vírus da AIDS têm acesso gratuito a medicamentos

Um dia depois de a Organização Mundial da Saúde ter atribuído a queda de 17%, nos últimos oito anos, de novos infectados pelo vírus da AIDS, aos programas de prevenção e ao maior acesso aos medicamentos, repórteres lembraram que foi de autoria do presidente do Senado, José Sarney, a lei 9.313, que assegurou o acesso a medicamentos para todos os portadores do vírus HIV desde 1996.

"Fico feliz por ter participado, por ter sido sensível a essa descoberta dos retrovirais. No mesmo dia em que os cientistas anunciavam a descoberta desses medicamentos, em Vancouver, eu apresentei no Senado um projeto de lei, era presidente do Senado, em que determinava ao Estado brasileiro o fornecimento gratuito desses remédios a todos os portadores do vírus", salientou, em entrevista coletiva, na chegada ao Senado nessa quarta-feira (25).



Sarney contou que, àquela época, o projeto recebeu um parecer contrário do Ministério da Saúde, com a alegação de que não havia recursos. "Eu fui ao presidente da República [Fernando Henrique Cardoso] e disse que ele deveria sancionar o projeto. Se não o fizesse, eu trabalharia para derrubar o veto. Mas o presidente foi sensível e sancionou. Hoje essa política brasileira, que é referência mundial, decorre do princípio de tornar gratuita a distribuição destes medicamentos". O relatório da Organização Mundial de Saúde mostra ainda que o número de mortes provocadas pelo vírus da Aids caiu mais de 10% em todo o mundo.


http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário