A governadora Roseana Sarney anunciou ontem investimentos da ordem de R$ 40 milhões na revitalização turística dos centros históricos de São Luís e Alcântara. A boa notícia foi dada durante o lançamento o I Salão de Turismo do Maranhão, que será realizado de 25 a 28 deste mês, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
Roseana Sarney explicou que a solicitação dos recursos faz parte de uma carta-consulta encaminhada pelo Governo do Estado ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Também revelou a preocupação do governo em atender à demanda crescente de turistas que virão ao Maranhão, com a chegada de empreendimentos na ordem de R$ 80 bilhões, programados para os próximos cinco anos.
“Avançamos na área de Turismo, capacitando e dando condições aos profissionais de competir com outros estados no campo do mercado de trabalho”, informou a governadora. “Precisamos das parcerias dos prefeitos, dos secretários, dos agentes de viagens, da cadeia produtiva turística para que o nosso estado adentre definitivamente na rota do turismo nacional e internacional”, convocou Roseana.
O secretário de Turismo, Tadeu Palácio, explicou que o Salão reunirá técnicos especializados. A meta, segundo ele, é revitalizar o setor, dando continuidade ao trabalho realizado pela governadora Roseana Sarney em suas administrações anteriores. “São nove pólos turísticos, e outros estão em desenvolvimento, que serão enviados ao Ministério do Turismo para que possamos desenvolver o setor em todos os municípios”, informou.
O Salão, conforme acrescentou Tadeu Palácio, será uma oportunidade de mostrar as belezas naturais, a cultura e a culinária do estado. “Será um momento de despertar, de mostrar o nosso Carnaval, os festejos juninos, São Luís e suas potencialidades, os Lençóis Maranhenses”, enumerou o secretário, que vê a criação de um aeroporto em Barreirinhas como parte fundamental do acordo firmado entre o Maranhão, Ceará e Piauí para criar o Roteiro das Emoções.
“Com essa decisão, a governadora está defendendo não só os interesses do Maranhão, mas do Brasil, pois os Lençóis Maranhense são de fundamental importância para a viabilização do projeto”, afirmou.
O Salão - À secretária adjunta de Turismo, Socorro Araújo, coube a apresentação do projeto do I Salão do Turismo. O evento terá uma megaestrutura montada no Centro de Convenções e no Multicenter Sebrae, com 51 estandes.
Socorro Araújo salientou que no dia 27 será realizado, como forma de atração do Salão, o lançamento oficial do Carnaval, com a apresentação de bandas, blocos e a participação especial da cantora maranhense Alcione.
“Teremos 60 empresários, 15 jornalistas, agentes de viagens, operadores e orientadores de eventos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que estarão conhecendo o Maranhão, suas potencialidades e suas riquezas”, destacou Socorro Araújo.
O Salão será uma ferramenta de apoio à estruturação dos roteiros turísticos dos municípios maranhenses, e de incentivo de novos roteiros.
Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Maranhão (Abav/MA), Guilherme Marques, a perspectiva da realização do Salão do Turismo poderá fomentar o trade turístico, assim como informar a imprensa local de sua importância de levar o encontro para o país. “É muito importante o Salão para dar visibilidade e esta apresentação mostra a magnitude, o detalhamento deste evento”, firmou Marques.
Para a prefeita de Araioses, Luciana Trinta, esta intervenção do governo na área turística vem sendo aguardada com muita ansiedade, pelo fato de muitas cidades do estado necessitarem do setor para o crescimento da economia local.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário