sábado, 7 de novembro de 2009

Governadores dão apoio a reivindicação de Roseana Sarney

Os governadores do Ceará, Cid Gomes, e do Piauí, Wellington Dias, em ofício encaminhado ao governo maranhense, declararam apoio à reivindicação da governadora Roseana Sarney para que a porta de entrada do roteiro turístico que envolve os três estados seja o município de Barreirinhas, onde será implantado um aeroporto internacional. O ex-governador Jackson Lago havia desistido da obra em favor da cidade de Parnaíba.

O chamado “roteiro das emoções” envolve os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara, no litoral do Ceará. Quando assumiu o governo, Roseana Sarney não aceitou o acordo firmado com Jackson Lago, que transferia para Parnaíba a construção do aeroporto internacional que servirá de porta de entrada para essa rota turística.
“Com os nossos cumprimentos, vimos manifestar a Vossa Excelência nosso apoio conjunto às reivindicações de inclusão de ações de interesse do Estado do Maranhão que possibilitarão a permanência desse Estado no Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte, assim como na consolidação do Consórcio Público do Norte dos Estados do Maranhão, Ceará e Piauí”, declaram Cid Gomes e Wellington Dias, no documento encaminhado sexta-feira passada a Roseana.

Consórcio - No documento elaborado em Fortaleza, durante encontro de governadores da região, Ci Gomes e Wellington Dias dizem que a participação do governo maranhense possibilitará a institucionalização do primeiro consórcio público formado pelos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, “visando dotar a região de infra-estrutura para o desenvolvimento regional, com ênfase no turismo, articulando ações federativas que fortaleçam o desenvolvimento sustentável da região que envolve mais de 77 municípios dos citados estados”.

Os dois governadores reafirmaram apoio à reivindicação de Roseana para a implantação de um aeroporto internacional em Barreirinhas; a conclusão da pavimentação da BR-402 no Maranhão; e a inclusão de municípios das regiões do Baixo Munim e do Baixo Itapecuru, assim como as demais ações discutidas e aprovadas nas Assembléias Legislativas dos três estados e referendadas em audiências públicas realizadas nos três estados, com a participação de representantes institucionais e da sociedade civil da região.

“Eu quero o melhor para o Maranhão. Vamos discutir para que possamos chegar a um entendimento que seja beneficie o nosso estado”, adiantou a governadora, em recente visita a Teresina. Em seu primeiro mandato, Roseana Sarney determinou os primeiros investimentos que alavancaram o turismo nos Lençóis Maranhenses.
http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2009/11/08/pagina164650.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário