segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sistema de saúde de Timon será ampliado e qualificado


Timon - Com os investimentos anunciados pela governadora Roseana Sarney em Timon, na semana passada, a rede municipal de saúde vai melhorar. Em visita à cidade, a governadora garantiu a construção de uma unidade de saúde com capacidade para 50 leitos e ainda a assinatura de um convênio para a compra de equipamentos para o Hospital Municipal José Firmino de Sousa, localizado no Parque Alvorada.
“Vai ser um meio de desafogar todas as outras unidades de saúde já existentes, além de garantir mais leitos, principalmente para a população da zona rural, onde a rede de saúde ainda não conseguiu chegar”, destacou a governadora.

A prefeita de Timon, Socorro Waquim, deverá se deslocar até a São Luís para assinar um convênio para a compra dos equipamentos para o Hospital José Firmino de Sousa.

“Já autorizei o secretario de Saúde a fazer o levantamento de todas as necessidades do hospital para que nós possamos fornecer os equipamentos que essa unidade de saúde está precisando nesse momento e para que a compra possa ser feita o mais rápido possível”, determinou Roseana Sarney.
O Hospital José Firmino de Sousa funciona como uma unidade mista e está pronto para receber toda a aparelhagem nova. No começo do ano, ele recebeu alguns equipamentos, por meio de emenda parlamentar, no valor de R$ 735 mil do deputado federal Sétimo Waquim (PMDB).

Recursos - Com esses recursos, foram adquiridos um aparelho de ultrassom - um equipamento de alta e média complexidade -, que gera maior eficiência no diagnóstico do paciente, e a calandra, uma máquina de secagem e esterilização de roupas, lençóis e vestimentas de médicos e pacientes.

Com o convênio que será firmado com o Governo do Estado, serão adquiridos os equipamentos que ainda faltam para essa unidade de saúde.

“A Prefeitura de Timon, durante o governo passado, tentou várias vezes manter parceria com o governador Jackson Lago para aquisição dos equipamentos para o hospital, mas este se negou a ajudar o Município nesse pleito importante para a população”, disse a prefeita.

Além do José Firmino de Sousa, outras unidades de saúde de Timon estão passando por reformas para melhor atender a população. Entre as unidades de saúde, está a Policlínica, que está sendo ampliada e reformada, e o Laboratório Central - o maior da região.

O Posto de Saúde do Conjunto Boa Vista também está sendo ampliado e será um dos pólos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O Hospital Regional Alarico Pacheco também está recebendo total atenção do Governo do Estado e recebendo diversas melhorias. Esta unidade de saúde será ampliada e disporá de 92 leitos. Dez destinados apenas para a UTI Neonatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário