sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Governo entrega chaves de 196 apartamentos do PAC-Rio Anil

Thamirys D'Eça

Da equipe de O Estado

Cerca de 196 famílias ludovicenses passaram a ter, desde a manhã de ontem, moradia própria. A oportunidade foi proporcionada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC - Rio Anil), parceria entre Governo Federal e Governo do Estado, que sorteou e entregou, na ocasião, as chaves de apartamentos aos contemplados que residirão no Residencial Anil Camboa, no bairro Camboa. Os novos moradores receberão, ainda, um fogão, uma geladeira e um botijão de gás, além de ações permanentes, como oferta de cursos e oficinas de produção.

O sorteio foi realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A entrega das chaves foi feita pelo secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Filuca Mendes, que considerou como um desafio a empreitada. "É uma obra emblemática, que não foi bem planejada, inicialmente, devido à falta de prioridades. Mas ainda é um privilégio poder compartilhar com essas famílias a felicidade de ter uma moradia digna. O atual governo se esforçou muito para isso e agora vemos o resultado", assinalou o secretário.

Para Gielson Raimundo Sousa, representante do comitê de acompanhamento das obras - eleito pela comunidade, tornando-se um dos responsáveis pela conversação com o Governo do Estado -, a entrega diferencia-se da realizada no primeiro semestre do ano, pela gestão anterior do Governo do Estado. "Agora, são 196 famílias que receberão. Na gestão passada, foram só 12 apartamentos na primeira etapa e 36, na segunda. Só temos a agradecer à governadora Roseana, porque isso sim é compromisso com o povo", considerou.

Conforme informou o secretário Filuca Mendes, a mudança das famílias ocorrerá no dia 25 e a inauguração no dia 27. Cada apartamento recebido tem uma área de 42 m² divididos em sala, banheiro, cozinha, dois quartos e lavanderia. Ao todo, são 18 blocos, com 16 apartamentos cada um. Ontem, foram entregues pelo menos 10 edificações.

Sorteio - Na entrega, foram sorteados primeiro os apartamentos do térreo, dando prioridade para deficientes físicos e pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos. Posteriormente, foram liberadas as chaves dos outros apartamentos, também por sorteio. Após o recebimento, cada favorecido assinou um termo de ratificação da entrega.

Ainda na expectativa quanto ao sorteio, o servente de pedreiro Flávio Pereira, contou sobre a emoção do recebimento do apartamento. "Morávamos em palafita. Agora, estou ansioso para morar num lugar de verdade. Vai melhorar muito a nossa vida. Já posso até fazer planos com a minha esposa de ter filhos. Era tudo um grande sonho", comemorou.

Já a vendedora Selma Araújo não teve que ficar por muito tempo na expectativa da entrega do benefício. Ela foi uma das sorteadas para o Edifício Rosa, o primeiro a ser entregue. "Não tenho palavras para expressar minha felicidade. Morei mais de 10 anos em palafita e agora eu, meu marido e meus filhos teremos um lar decente. Vou poder até ficar mais tranqüila, porque antes morávamos num lugar perigoso, com risco de cair. Meus filhos, inclusive, já caíram da palafita, se machucaram e agora isso não vai mais acontecer", alegrou-se.

Como diferencial proporcionado pelo Governo do Estado, todos os beneficiados, inclusive os que já haviam recebido no primeiro semestre do ano a moradia, também foram agraciados com uma geladeira e um fogão, acompanhado de botijão de gás. A ação foi possível por meio de parceria entre a Secretaria de Cidades e a Companhia Energética do Maranhão (Cemar). "Não poderíamos ficar de fora de um projeto tão grande que beneficia tanta gente", disse Nonato Costa, engenheiro da Cemar.

Outro diferencial é que as moradas foram redimensionadas, com a construção também de boxes para comércio, levando em consideração que alguns residentes trabalham no ramo. Além disso, foi acoplado ao projeto um centro de convivência e quadra esportiva, com o objetivo de proporcionar lazer.

Mais

Os beneficiados com o PAC-Rio Anil também poderão contar com assistência contínua. O Governo do Estado, por meio do projeto “Novos Alicerces”, executado pelo Centro Integrado de Inclusão Produtiva, estipulou ações de assistência social, inclusão digital, cursos de qualificação profissional e empreendedora, formação de grupos de produção para geração de alternativas de renda e ocupação, consultorias, acesso gratuito à internet, orientação jurídica, núcleo de educação ambiental, oficinas de produção, núcleos de convivência de idosos, de valorização da mulher e do jovem empreendedor e núcleo de valorização da arte da cultura maranhense.

http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2009/11/21/pagina165451.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário